Pesquisa da Unisys revela brasileiros como campeões no uso de redes sociais
Brasileiro é mesmo um povo naturalmente adepto das redes sociais. Essa é a constatação da pesquisa “Consumerização de TI” patrocinada pela Unisys e conduzida pelo IDC que confirmou que os brasileiros estão à frente de outras regiões do mundo no uso das redes sociais e de ferramentas, como a tecnologia VoIP, tanto para atividades pessoais quanto para o uso no trabalho.
O Facebook e o My Space são usados por 15% dos brasileiros tanto para temas pessoais como para atividades ligadas ao trabalho.
O estudo “Consumerização de TI”, patrocinado pela Unisys, foi realizado em duas fases em vários países do mundo. No Brasil, entrevistou 301 trabalhadores usuários de aparelhos existentes no mercado (celulares, smartphones, palms, laptops etc) e redes sociais (blogs, Twitter, Facebook etc) das seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza e ainda cerca de 100 executivos de diversas empresas localizadas no país. Globalmente, o estudo entrevistou aproximadamente 650 tomadores de decisão na área de TI em 10 países. As entrevistas fizeram parte de uma pesquisa global com 2820 funcionários de 10 países.
No Brasil, 20% usa o Twitter para trabalho e questões pessoais.
Segundo a pesquisa o Facebook e o My Space são usados por 15% dos brasileiros tanto para temas pessoais como para atividades ligadas ao trabalho. Nos Estados Unidos, este número cai para 3% e na Europa para 6%. Na Austrália/Nova Zelândia, este número é de 5%. No Brasil, 20% usa o Twitter para trabalho e questões pessoais. Nos Estados Unidos, Europa e Austrália/Nova Zelândia, apenas 3% utiliza para ambas as razões.
Cerca de 32% dos iWorkers afirmaram utilizá-la
Skype
Com relação a tecnologia VOIP como o Skype, por exemplo, é amplamente usada pelos brasileiros também para questões pessoais e de trabalho, tanto que cerca de 32% dos iWorkers afirmaram utilizá-la. Nos Estados Unidos, apenas 7% utilizam este tipo de comunicação, enquanto na Europa este número é de 16% e na Austrália/Nova Zelândia é de 17%. Cerca de 19% dos brasileiros afirmaram acessar páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia para trabalhar enquanto 3% dos americanos, 7% dos europeus e 5% dos entrevistados da Austrália e Nova Zelândia indicaram utilizar estas ferramentas.
O uso nas empresas
O estudo feito pela Unisys também constatou que vários funcionários brasileiros afirmam ter a autorização de suas empresas para acessar sites na Internet que não estão relacionados ao trabalho, postam em blogs por razões pessoais e armazenam dados e arquivos pessoais nos computadores do trabalho durante o expediente. Entretanto, na outra ponta, as empresas, indicam que estas atividades não são permitidas na mesma proporção dita pelos funcionários. Ou seja: a turma dá um jeito de usar sem que o patrão perceba.
Pesquisa Ibope mostra que Internet no Brasil cresceu 5,9% em agosto
A maior parte desse aumento ocorreu entre usuários de conexões de mais de 512 Kb.
Segundo o Ibope o total de pessoas com acesso no trabalho e em residências chegou a 51,8 milhões, o que significa uma evolução de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total de pessoas com acesso, 41,6 milhões foram usuárias ativas em agosto de 2010, crescimento de 5,9% sobre o mês de julho e de 11% na comparação com agosto de 2009.
Considerando o uso da internet em todos ambientes (trabalho, residências, escolas, lan houses, bibliotecas e telecentros), o número de pessoas com acesso foi de 67,5 milhões, no quarto trimestre de 2009. Na navegação somente em ambiente domiciliar, o número de usuários ativos cresceu 12% no período de um ano e chegou a 32,3 milhões em agosto de 2010. A maior parte desse aumento ocorreu entre usuários de conexões de mais de 512 Kb.




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